TIPOS DE REVISÃO DE LITERATURA: QUAL ESCOLHER PARA SUA PESQUISA?

 


A revisão de literatura é uma etapa essencial em qualquer trabalho acadêmico, pois permite compreender o estado da arte sobre um tema, identificar lacunas de pesquisa e embasar teoricamente o estudo. Entretanto, muitos estudantes e pesquisadores desconhecem que existem diferentes tipos de revisão de literatura, cada um com objetivos e metodologias específicas. Conhecer essas modalidades é fundamental para escolher a mais adequada ao propósito da investigação.

REVISÃO NARRATIVA

             É o tipo mais comum e flexível. Nela, o pesquisador realiza uma análise descritiva e interpretativa das publicações sobre determinado tema, sem necessidade de seguir um protocolo rígido. O foco está em discutir conceitos, teorias e resultados de forma crítica, articulando diferentes perspectivas. Por sua natureza ampla, é amplamente utilizada em trabalhos de graduação e artigos teóricos.

 REVISÃO INTEGRATIVA

A revisão integrativa busca reunir e sintetizar resultados de pesquisas empíricas e teóricas de forma sistematizada, permitindo compreender a evolução do conhecimento sobre o tema. Esse tipo de revisão exige uma metodologia estruturada, incluindo etapas de busca, seleção e categorização dos estudos. É comum nas áreas da saúde e educação, por possibilitar uma visão abrangente e comparativa das evidências disponíveis.

 REVISÃO SISTEMÁTICA

              Considerada o padrão mais rigoroso, a revisão sistemática segue um protocolo pré-definido, com critérios claros de inclusão e exclusão dos estudos. O objetivo é reduzir vieses e garantir reprodutibilidade. Geralmente, utiliza bases de dados científicas e ferramentas como o fluxograma PRISMA. É muito aplicada em pesquisas da área biomédica, psicológica e das ciências sociais aplicadas.

META-ANÁLISE 

A meta-análise é uma extensão quantitativa da revisão sistemática. Além de reunir os estudos sobre determinado tema, ela aplica técnicas estatísticas para combinar os resultados de pesquisas independentes, gerando uma estimativa numérica consolidada do efeito observado. Esse tipo de revisão é especialmente útil quando há muitos estudos experimentais com resultados semelhantes, permitindo avaliar a consistência das evidências e a magnitude dos efeitos. 

REVISÃO BIBLIOMÉTRICA 

A revisão bibliométrica analisa quantitativamente a produção científica sobre um tema, identificando autores mais citados, periódicos de maior impacto, redes de coautoria e tendências de publicação. O uso de softwares como VOSviewer e Bibliometrix é frequente nesse tipo de estudo, que oferece uma visão panorâmica e estatística da literatura. 

REVISÃO SCOPING (OU DE ESCOPO) 

Tem como finalidade mapear a literatura existente sobre um tema emergente ou pouco explorado, sem a pretensão de avaliar a qualidade dos estudos. É muito útil nas etapas iniciais de pesquisa, quando o objetivo é delimitar conceitos, identificar lacunas e direcionar futuras investigações.

TIPOS DE REVISÕES DE LITERATURA

USE QUANDO...

 

Revisão narrativa

Deseja compreender um fenômeno, expor diferentes visões teóricas ou contextualizar um tema ainda pouco estruturado.

 

Revisão integrativa

Busca uma síntese ampla de evidências científicas, especialmente em áreas aplicadas como saúde, educação e ciências sociais.

 

Revisão sistemática

Pretende analisar evidências de forma objetiva e reduzir vieses na seleção dos estudos.

Meta-análise

Há dados numéricos consistentes e você deseja medir o tamanho do efeito de uma intervenção, tratamento ou fenômeno.

Revisão bibliométrica

 

O interesse está em avaliar a evolução científica de um tema, identificar tendências e lacunas, ou compreender como o conhecimento é produzido e disseminado em determinado campo.

Revisão scoping (ou de escopo)

Pretende explorar o alcance da literatura disponível, formular perguntas futuras de pesquisa ou delimitar um tema para um estudo mais aprofundado.

 

 CONCLUSÃO

 A escolha do tipo de revisão de literatura deve estar alinhada ao objetivo da pesquisa, ao nível de rigor metodológico desejado e ao tempo disponível para sua execução. Independentemente do formato, o mais importante é garantir clareza, transparência e coerência no processo de revisão, assegurando que ela cumpra seu papel de fundamentar cientificamente o estudo.

 REFERÊNCIAS

 GANT, Maria; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information & libraries journal, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 91-108, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x. Acesso em: 25 out. 2025.

 WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, [S.l.], v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/J.1365-2648.2005.03621.X. Acesso em: 25 out. 2025.

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