O QUE É O PRÉ-PROJETO DE TCC?


A convite, o professor Francisco Airton Silva compartilha conosco informações relevantes sobre pré-projeto de pesquisa.


A primeira coisa que você deve entender é o conceito de pré-projeto de TCC. O pré-projeto de TCC é um documento formal que segue uma estrutura previamente definida pela instituição de ensino. Este documento deve apresentar uma descrição do que será concebido em um projeto futuro, elecando desde objetivos a serem alcançados até um cronograma de atividades.


Normalmente este pré-projeto é o resultado de uma disciplina que é conduzida durante todo um semestre. No(s) semestre(s) seguinte(s) é quando se executará as atividades planejadas no pré-projeto para confeccionar a monografia final. A função do pré-projeto de TCC é planejar qual vai ser a contribuição da monografia final. O pré-projeto é um documento mais simples do que a monografia, uma vez que se trata de um planejamento. O pré-projeto normalmente possui entre 10 a 15 páginas e a monografia entre 30 e 40 páginas (isso varia por instituições). Este número de páginas pode variar bastante de instituição para instituição, mas é importante o aluno não ficar muito preocupado com o número de páginas. As páginas surgem naturalmente à medida que vai se trabalhando e escrevendo aos poucos.


Para acompanhar a produção do pré-projeto é comum existir a figura do professor da disciplina de TCC e o professor orientador de TCC. Em muitas instituições, o professor de TCC auxilia o aluno durante a produção do pré-projeto de TCC. É função também do professor de TCC, ajudar a definir um tema, ensinar os fundamentos da escrita científica e ajudar na escolha do orientador de TCC. O orientador de TCC por sua vez pode e deve orientar o aluno a escrever o pré-projeto de TCC e bem como a monografia final em um segundo momento. Obviamente, existem casos onde o professor de TCC e o orientador são a mesma pessoa.


A confecção do pré-projeto serve também como treinamento da escrita científica antes de chegar na monografia. Outra questão é que um pré-projeto bem delimitado evita que o discente se perca no meio do caminho. Obviamente, na concepção de tal documento deve-se realizar um estudo sobre a temática de pesquisa e este expertise será usado futuramente na escrita da monografia. Vale pontuar que há casos de instituições de ensino que exigem a defesa do pré-projeto de TCC ao final do semestre e não apenas a entrega do documento. Defender o pré-projeto diante de uma banca é uma oportunidade para o aluno se familiarizar com a experiência da defesa da monografia e também receber um feedback adicional sobre o planejamento da pesquisa científica.


QUER APRENDER A ELABORAR UM PRÉ-PROJETO?

Clique aqui e adquira o livro do professor Francisco Airton.


SOBRE O AUTOR


Atualmente Francisco Airton Silva é professor adjunto de graduação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Picos, e membro permanente de dois programas de mestrado: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC). É líder do grupo de Pesquisas Aplicadas a Sistemas Distribuídos (PASID). Possui doutorado pelo Centro de Informática (CIn) pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) na área de Computação em Nuvem. Possui especialização Lato Sensu em Engenharia de Software pelo CEUT, Piauí (2010) e realizou a graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal do Piauí (2008). Já trabalhou em importantes empresas multinacionais de pesquisa como OKI e EMC. Durante o doutorado fez um estágio sanduíche de um ano na conceituada Sapienza Università di Roma, na Itália (2015). 


Comentários