COMO FORMATAR AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TCC


Parece complicado formatar as referências das fontes utilizadas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023:2018. No entanto, se você considerar a referida norma como um instrumento de consulta, essa ideia será desfeita.

Você não precisa decorar cada maneira de citar os inúmeros tipos de referências. Por exemplo, precisou relacionar a referência de um artigo publicado numa revista on-line, consulte a norma, aprecie as orientações e proceda à formatação conforme o modelo indicado.

É comum que os avaliadores do seu TCC, à medida que forem lendo o texto, veriquem que as fontes relacionadas nele foram devidamente informadas nas referências. E às vezes, nos esquecemos de registrar uma ou outra fonte. Para evitar isso, toda vez que mencionar um autor e sua obra, registre-a logo nas referências, cuidando também de sua formatação.

As referências são compostas do informações básicas e obrigatórias. Também há aquelas que são complementares, de caráter opcional. Ao consultar a NBR 6023:2018, atente-se para isso.

Como a nova versão dessa norma foi publicada recentemente, no ano de 2018, é possível que algumas instituições não estejam utilizando a mesma, adotando alguns detalhes não mais necessários, a exemplo da utilização dos sinais de "<" e ">" nos links e do traço sublinear que indicava obras com o mesmo autor.

Se você quiser uma ajudinha para formatar as referências, confira os recursos desse site:

Há também aplicativos bem interessantes, como o Zotero e o Mendeley. Você poderá encontrar vários vídeos  no Youtube que orientam a utilização desses recursos.

Acompanhe sempre o nosso perfil no Instagram (@tcc.descomplicado), onde estamos publicando sempre dicas sobre TCC e língua portuguesa.




Comentários