COMO DESENVOLVER UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO


Chegando às etapas finais do TCC, depois que você delimitou o tipo de análise a ser feita e escolheu Bardin como aporte teórico, é hora de ir a campo e colher os dados. De posse desses dados, é hora de iniciar a construção da Análise de Conteúdo. Mas, e agora? Por onde começar?

A primeira coisa que você precisa saber é que Bardin delimita três momentos cruciais para iniciar uma Análise de Conteúdo. Nesse sentido, você precisará fazer:

1. Uma pré-análise dos resultados encontrados: esse é o momento em que será realizada uma leitura inicial de todo o material e serão construídas as primeiras impressões sobre os resultados encontrados. Nessa etapa, você também irá elaborar os indicadores que auxiliarão nas demais etapas;

2. A exploração do material: após uma leitura do material e inferências iniciais, é hora de construir categorias de análise, delimitando se serão categorias a priori ou a posteriori, as unidades de registro e contexto e a codificação dos dados;

3. Uma análise e interpretação dos dados: agora é o momento de fazer a discussão dos resultados encontrados, com base nos autores já explorados na fundamentação teórica do seu trabalho.

REFERÊNCIA

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Quer aprender mais sobre como fazer uma Análise de Conteúdo no seu TCC?
Em julho de 2020, a equipe do instagram "metodo_c.c estará organizando um conjunto de 4 aulas on-line, em que serão abordados todos os tópicos e característica da Análise de Conteúdo sugerida por Bardin e como você pode construí-la em seu TCC.

O curso será minitrado pela profa. Msc. Palloma Flôr

Quer saber mais sobre a formação dela? Dê uma olhadinha nesse link: 

As matrículas já estão abertas! Vagas limitadas! Informações: (81) 99527936.




 

Comentários