COMO FAZER CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS


É comum a dúvida sobre como utilizar citações em trabalhos acadêmicos.

O dimínio do conhecimento a respeito é indispensável para evitar plágio e garantir a devida formação do texto.

De acordo com a ABNT NBR 10520:2002, uma citação  é uma "menção de uma informação extraída de outra fonte."

Em trabalhos acadêmicos, a citação por ser direta, correspondendo à "transcrição textual de parte da obra do autor consultado", ou indireta, que compreende um "texto baseado na obra do autor consultado" ou a ideia de um autor que se consultou e que passamos a transmiti-la com as nossas palavras.

Quando escrevemos um artigo científico ou uma monografia, o texto é composto tanto por nossas ideias como por pensamentos de outros autores sobre um mesmo tema.

Se utilizamos uma citação indireta, também denominada paráfrase, deve-se relacionar o sobrenome do autor, seguido do ano de publicação. Tal informação pode vir no início ou no final de um parágrafo.

Exemplos:

Para Costa (2014), as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs oferecem diversas possibilidades de interação, incrementando o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a simples inserção destas nos espaços escolares pode não ser suficiente para um ensino com bons resultados, sendo necessário, para isso, inovar a estrutura de ensino-aprendizagem que serve como base do sistema educacional.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs oferecem diversas possibilidades de interação, incrementando o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a simples inserção destas nos espaços escolares pode não ser suficiente para um ensino com bons resultados, sendo necessário, para isso, inovar a estrutura de ensino-aprendizagem que serve como base do sistema educacional (COSTA, 2014).


Citações diretas podem ser curtas ou longas.

Consideram-se longas aquelas citações a partir de 4 linhas.

Citações diretas curtas devem ser mencionadas no corpo de um parágrafo comum (recuo de 1,25 cm, espaçamento 1,5 e fonte tamanho 12), entre aspas duplas, com indicação autoria e ano de publicação.

Exemplo:

No estudo de Mallmann et al. (2015, p. 366) se constatou que o blog “[...] oportunizou possibilidades de utilização da linguagem em situações concretas de comunicação, através da interação e da colaboração estabelecidas no ambiente virtual”. Na visão destes autores, a produção de texto tem como potencial provocar a interação por meio de uma situação real de comunicação. 

Citações diretas longas devem ser dispostas em parágrafo à parte, com recuo de 4 centímetros, espaçamento simples e fonte tamanho 10 ou 11.

Exemplo:

A noção de letramento digital decorre da convicção de que, a partir do momento em que as sociedades se tornaram cada vez mais centradas na escrita, multiplicam-se as demandas por práticas de leitura e de escrita não só na cultura do papel, mas também na nova cultura da tela, com os meios eletrônicos (GOMES; CAPUCHINHO, 2016, p. 142).


Vale destacar também um detalhe relevante apontado pela ABNT NBR 10520:2002: "Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas."

A referida informação pode ser observada nos exemplos que compartilhamos nesta postagem.

Uma dica: observe dois ou mais artigos científicos e veja como seus autores registram as citações diretas e indiretas. Você verá que a teoria, aliada a modelos, torna tudo mais claro.

Observação: há duas formas de chamada de citações: autor-data e numérico. Neste texto, tratamos do primeiro sistema, que é o mais utilizado.

Para saber mais...


Comentários

  1. Excelente conteúdo, fiquei enriquecida com as explicações tão claras e objetivas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria. Fico muito contente por saber que você gostou do conteúdos que elaboramos.

      Excluir

Postar um comentário