COMO CUIDAR DA FORMATAÇÃO DO SEU TCC?


Professor pediu para apresentar o TCC formatado e você não sabe como. O que fazer?


Ou você segue normas para formação ou contrata algum especialista para isso.

Muitas vezes, aquilo que encaramos como chato ou difícil, com um pouco de conhecimento, pode se tornar divertido e fácil de realizar.

Quando se fala em formatação, lembramos logo da ABNT e isso acontece porque é a norma mais utilizada pelas instituições de ensino no Brasil.

Mas cuidado! Antes de formatar o trabalho de acordo com ABNT, é bom verificar se em sua instituição existe Manual de TCC ou de Estilo acadêmico.

E mais um detalhe: muitos desses manuais têm como referência a ABNT, mas cada um deles se apropria da norma de maneira bem específica.

Boa parte das instituições, por exemplo, utilizam espaço entre linhas 1,5 cm, com recuo de 1,25 cm para parágrafos. Mas algumas preferem espaço duplo e recuo de 2 cm.

Em alguns manuais se recomenda a utilização de entrelinhas com espaço simples para resumos e abstracts, em parágrafos únicos. Mas é possível encontrar formatações recomendadas bem diferentes.

Então ficam as dicas:
Procure o Manual de sua instituição e siga a formatação proposta por essa. Às vezes, existem apenas modelos e isso pode ser útil. Mas procure a fonte oficial e atualizada.

Se não existir manual, consulte o seu orientador e pergunte qual norma deve ser adotada. Provavelmente será a ABNT, mas existem outras, tais como: APA e Vancouver.




Comentários